top of page

Bidese Empreendimentos

 

Projeto para edifício sede de uma incorporadora com 175m² de área de intervenção para projeto de interiores, mais projeto de paisagismo e fachada. Este edifício deve atender o conforto dos funcionários e dos clientes, com programa composto por salas de recepção, reunião setores operacionais e administrativos, espalhados em dois pavimentos. Nas áreas externas não haviam bancos, floreiras, passagens, tão pouco áreas de convívio, sem falar na fachada lisa que não dava identidade alguma ao ponto comercial e consequentemente, não gerava nenhum atrativo e ainda sofria com a insolação direta nas duas janelas que se conectavam com a rua.

​

Quadro de áreas, programa arquitetônico e fotos anteriores à intervenção.

​

As maiores salas, corretores e recursos humanos eram as mais prejudicadas no verão pelo excesso de incidência direta de energia solar pelos janelões virados para a fachada norte, o que antes era combatido com o uso de ar condicionado sendo este, um dos maiores gastos, energia elétrica e certo custo de manutenção.

​

Além do alto custo com resfriamento e desconforto térmico esta parede do prédio representava fachada principal, porém não gerava atrativo algum, parecia apagada ao lado de outros pontos comerciais da Av. Sete de Setembro, precisávamos de algo interessante, diferente, coerente com a imagem da empresa, mas que também não custasse caro por ser uma área de trinta metros quadrados, e ainda protegesse contra o sol. Decidimos colocar uma parede de cobogó do piso ao início da marquise original, este elemento resume-se em tijolos vasados que garantem a entrada de luz natural indireta reduzindo o consumo de iluminação artificial, visibilidade de quem está dentro do edifício para a rua, e reflete os raios infra vermelho e ultra violeta emitidos pelo sol durante o dia.

​

  • Acima: peça de cobogó avulsa​: Cada peça pode ser comprada por menos de R$28,00 feitos de concreto,  podem ser pintadas com tinta acrílica ou deixados no concreto aparente.

  • Lado: Construção da parede de cobogó: Fácil  e rápida montagem dos elementos, cada metro quadrado de parede é preenchido por mais ou menos sete peças

​

A iluminação também reforça a geometria destas peças que tem seus cheios e vazios contrastados ao longo do grande plano vertical que apoia a placa com o nome da empresa em uma escala muito menor, inserida no padrão repetitivo do desenho dos cobogós, puxando a atenção para si mesma. Por fim, as grades da frente recuaram até se alinhar com a nova parede, e deixaram de de ser tubos de ferro para transformar-se em um muro de vidro transparente, deixando um estacionamento no recuo frontal do terreno, facilitando a contemplação do prédio, agora sem anteparos que bloqueavam sua fachada.

​

​

Projeto de interiores:

​

Não foi necessário quebrar paredes para mudar o layout interno, o prédio já possuía circulações e dimensões muito generosas para atender ao programa exigido, sem contar com o fato de que estas paredes, em sua grande maioria, são estruturais, o que limitaria ainda mais a mudança de algum espaço, porém foi esta característica nos presenteou com um valioso material escondido atrás do reboco, a estrutura era feita por tijolos cerâmicos maciços, muito raros de encontrar hoje em dia, quando expostos dão textura, estilo e um acabamento rústico, sem contar que ficou claro que tratando-se do projeto de uma construtora essa era a identidade perfeita, pois representa exatamente o processo e o material verdadeiro de uma obra de verdade.

​

Foto da parede de alvenaria estrutural

​

Não paramos com este conceito por aí! decidimos colocar outros elementos que puxassem este conceito, como o concreto aparente tanto dentro como fora do edifício, as madeiras brutas que preenchem o piso, e toda instalação elétrica que fica exposta com eletrodutos e eletrocalhas.

​

 

A valorização da identidade da empresa pediu a cor azul, que é colocada de maneira sutil ao longo de peças de decoração, igualmente valorizadas por spotlights que destacam estes elementos junto às fitas de LED instaladas no fundo dos painéis de madeira branca laqueada.

​

​

Confira mais imagens:

Portfólio e currículo de Tiago Vidal de Andrade 2018

bottom of page