top of page

Casa 03

 

Primeiramente o ambiente tinha um layout precário que não valorizava a vista da sacada, os móveis já eram antigos e a televisão ficava distante dos sofás.

As imagens acima foram tiradas na primeira visita antes de toda a reforma.

Ao visitar a casa percebemos que o projeto de interiores, reforma e decoração tinham que andar juntos, uma vez que todos estes ambientes eram intimamente ligados quase sem nenhuma parede ou divisória que os separasse visualmente. Primeiramente decidimos que a frieza dos ambientes era resultado das paredes lisas e brancas ao redor de todo pavimento, o que pediu para que colocássemos madeiras com cores vivas e saturadas, além dos papéis de parede de tom bege amarronzado, e em algum lugar uma cor mais quente, o grande desafio seria fazer a composição destes três elementos mais as paredes brancas, criando contrastes entres eles, porém assegurar a leveza e o conforto visual da casa.

 

Onde antes tínhamos um móvel que apoiava uma televisão no estar íntimo, colocamos um painel de madeira, e ao lado onde tínhamos um pequeno bar foi feita uma porta de correr do mesmo material que ao abrir ficava escondida atrás do painel, e logo na frente escolhemos a poltrona Eames compondo com o sofá branco ao lado dos papéis de parede, a sala de jantar não foi diferente, foram colocados móveis leves e um fundo com apenas uma prateleira que aumentava a sensação de horizontalidade do cômodo sobrepondo o tom amarronzado do papel na parede com luzes “spot” que geravam um cenário ao longo do mesa.

 

A cozinha roubou o lugar da lavanderia, ficando maior e mais coerente com a necessidade de espaço, além disso, optou-se por um layout que permitisse a passagem até a lavanderia e um balcão para as refeições do dia-dia.

Por fim, houve a necessidade de estender um pedaço da casa, e construir o ambiente da área de serviço que precisava de espaço para duas máquinas de lavar, armário, cabideiro, área de passar roupa e que ficasse bem ventilado. Por ser uma área residencial onde a reforma pode incomodar nas tarefas cotidianas precisávamos usar um sistema construtivo que acelerasse a obra da maneira mais rápida possível, a decisão foi utilizar “Steel frame”, um modo limpo e mais rápido de fazer as paredes, a cobertura, e os sistemas elétricos e hidráulicos, sem contar que ele ainda oferece mais conforto acústico e térmico.

Portfólio e currículo de Tiago Vidal de Andrade 2018

bottom of page