top of page

Casa Itapoá

 

Desta vez fomos chamados para uma longa jornada! Pensar, projetar, construir e decorar uma casa que servisse tanto para veraneio como para moradia em um futuro momento. Os clientes é um casal de cinquenta e sete e sessenta anos que sempre sonharam em ter a casa da praia. O programa era simples, uma área social com sala de jantar, estar, varanda ligada ao jardim e cozinha, no setor íntimo: Dois quartos e uma suíte.

​

Antes de fazer qualquer desenho, definimos alguns conceitos sólidos que foram a raiz do projeto e deveriam acompanhar tanto o desenvolvimento do desenho e a criatividade quanto o processo de construção: Economia, conforto e estimular a convivência dentro da casa, trabalhando os três de maneira equilibrada para que cada espaço e cada elemento da obra pudesse carregar um pouco de cada um.

​

 

O lote tem doze metros de frente e trinta de fundos, são 360m² que segundo a norma do município, podia-se ocupar 180, e reservar 90 metros quadrados com grama para permeabilização do solo, estes números eram mais do que perfeito para desenvolver todo o programa, por isso a decisão de fazer a casa térrea, com apenas um pavimento. O formato retangular do terreno também foi decisivo para a implantação, que se espalhou generosamente ocupando cento e quarenta metros quadrados de área construída.

​

Em planta dividimos os ambientes em dois setores, o social e o íntimo reforçando o conceito de que a casa atende às festas e encontros com os amigos, e ainda assim mais ao fundo oferece toda calma para quem precisa descansar, isso fica bem evidenciado nos fluxos e na forma da casa, em que o pé direito alto e o forro inclinado representando o primeiro setor é um espaço aberto e amplo logo na entrada, conectado com partes externas como a varanda, e a churrasqueira. Ao passo que vamos andando por ela nos deparamos com um corredor que distribui o fluxo para o banheiro social e posteriormente para os quartos.

​

 

Nos ambientes de convívio decidimos que a conexão com a varanda, e consequentemente com o jardim era mais do que necessária, tratando-se de uma casa de praia, isso traria mais luz natural, estimularia o uso das partes externas e conectaria a churrasqueira com a sala de jantar e cozinha, uma porta janela de 2,40x3,15m no meio da sala tornou isso possível! E ainda foi contemplada com um pequeno canteiro em frente que tenta trazer ainda mais o convívio com a natureza para dentro da casa.

​

 

Itapoá tem verões quentes e algumas semanas frias de inverno, a grande maioria das casas na cidade possuem ar condicionado, o que aumenta consideravelmente a conta de luz e gastos com manutenção, tivermos que bater o pé no chão desde o começo e tornar possível uma casa que se protegesse sozinha das intempéries sem precisar de nenhum dispositivo custoso aos moradores, optamos por materiais isolantes, técnicas alternativas, bastante ventilação e um estudo minucioso da insolação e direção dos ventos para proteger a casa contra o calor e contra o frio.

 

Quanto ao frio, temos duas fontes de calor dentro da casa: O calor produzido pelas próprias pessoas e uma lareira com dimensões generosas para atender a intensidade de fogo que se fizer necessária, ademais a casa conta com janelas retangulares verticais orientadas para leste e oeste, permitindo bastante entrada de energia solar tanto na parte da manhã como a tarde. Para dias mais quentes basta abrir estas janelas para garantir uma ventilação cruzada que atravessa diretamente a casa renovando o ar que está dentro dela da maneira mais efetiva possível, as maiores janelas ainda possuem venezianas e persianas integradas que bloqueiam a entrada da luz solar e continuam garantindo a ventilação.

​

Para os ambos os casos tomamos um cuidado especial na cobertura, a parte que possui o telhado inclinado é coberto por telhas-filme, este material é um excelente isolante térmico composto por um chapa fina de alumínio sobre uma camada EPS de calor relativo alto e tarda muito mais para fazer as trocas térmicas dentro-fora, para a cobertura plana decidimos fazer o teto verde, técnica que usou as qualidades da natureza à nosso favor, conferindo as mesmas vantagens da telha filme.

​

 

Sendo assim, em dias de calor os ambientes seguem frescos, e em dias de frio mantemos o calor gerado lá dentro por muito mais tempo, sem contar com o fato de que conseguimos duplicar nossa área de quintal criando um jardim elevado sobre os quartos! É um espaço muito interessante, os proprietários decidiram colocar uma gamela metálica para poder fazer fogueiras sob as estrelas, sem defumar a casa e na parte do dia tomar sol desfrutando da privacidade desta área, que fica acima do campo de visão dos vizinhos e de quem passa na rua.

​

Foto do telhado verde em cima da laje que fica sobre os quartos

​

A decoração:

​

 

Escolhemos a cor azul para colocar apenas nas paredes da sala e em detalhes e detalhes menores do projeto como nos pendentes, em alguns quadros e nos objetos decorativos da casa. O azul trás paz, harmonia e tranquilidade, está relacionado com a cor do mar e o céu aberto, porém o desequilíbrio dela traz monotonia e tristeza, por isso nas paredes aplicamos ele de maneira equilibrada, em apenas duas que ficam na sala de estar escurecendo um pouco o ambiente, porém a claridade é balanceada por bastante iluminação natural e artificial.

​

 

A cor está presente também na parede de cobogós da fachada principal da casa, que deram mais vida à varanda com a composição aleatória de posições e tons, e garantiu mais privacidade bloqueando a visão de pessoas que passam pela rua.

​

Confira mais imagens:

 

Com a arquitetura resolvida resolvemos deixar a decoração o mais leve possível, adoramos os caibros de madeira que sustentam o madeiramento do telhado e decidimos que deveríamos deixá-lo aparente sob o forro, que foi pintado de branco para clarear o ambiente e destacar a cor avermelhada quente da madeira, este conceito foi o ponto de partida para preencher o restante do espaço que acabaram tendo a mesma característica com a madeira presente em outros elementos como nos móveis, persianas e balcão da cozinha.

​

Portfólio e currículo de Tiago Vidal de Andrade 2018

bottom of page