Corporativo Forbiz

Projeto de Interiores para a sede corporativa da Forbiz, no décimo andar do edifício 2820 em Curitiba, esta empresa faz parte do setor terciário e desenvolve softwares de controle de produção em indústrias oferecendo soluções de otimização de tempo e recurso. Nossa área de intervenção representa praticamente toda a sala totalizando 290m² de projeto e execução! O programa de necessidades pedia espaços para setores administrativos, comerciais e operacionais, três salas de diretores, copa, uma sala de reuniões e outra de convenções que pudesse ser usada como um pequeno auditório e ao mesmo tempo um espaço para grandes reuniões e debates ou quem sabe um espaço livre para dinâmicas de grupo, dequalquer modo o espaço deveria ser o mais mutável possível a qualquer momento.
​

-
1: Planta do pavimento e área de intervenção de projeto
1
2
4
3
-
2, 3 e 4: Fotos anteriores às obras e intervenções
Ademais, logo na primeira conversa com os diretores eles reclamaram da pobreza de informação no espaço como um todo, era verdade que eles queriam o mais próximo possível do conceito open space, mas ao mesmo tempo que deixaram a planta livre sem portas, paredes, ou divisórias o espaço virou um amplo deserto de carpete sob um extenso forro mineral, sendo assim, nos deram a liberdade para desenvolver uma nova planta e que criássemos elementos que enriquecessem a criatividade dentro do espaço, desse personalidade para cada setor de forma que estimulassem a comunicação entre eles e incentivassem a convivência direta entre todos os colaboradores da empresa. Era um desafio e tanto!
​




Todo espaço entre o administrativo e esta praça é a área destinada ao trabalho e convivência somente de pessoas que trabalham na empresa e estes próximos espaços que partem da recepção e vão até o auditório são focados nos visitantes e clientes que entram na empresa.
​
Ao abrir a porta de entrada nos deparamos com um lounge, que funciona com sala de espera para quem está aguardando para ser atendido por algum dos diretores ou pessoal do comercial que se estendem ao longo de um corredor de salas de vidro que preservam a privacidade visual e acústica das reuniões criando uma grande cortina envidraçada que dá acesso à antessala de convenções com com copa, geladeira e um balcão que pode atender visitantes que esperam por algum evento do auditório.
​
Resolvemos a setorização pensando primeiramente no administrativo junto ao operacional gerando uma ligação direta entre eles, logo após, no meio da sala utilizamos uma área generosa para colocar a copa com o que chamamos de praça de convívio onde todos os funcionários que precisarem conversar sobre um projeto comum, ou que esteja sendo desenvolvido entre setores, ou um mero intervalo para café, possam se reunir ali com conforto.
​



Corredor ao lado das salas de vidro.
​
Foyer, Antessala.
​
Além de definir bem os espaços sem segregá-los criamos alguns elementos nas margens da planta que possibilitam momentos de concentração e pequenas reuniões em grupo chamados "nichos humanos", seria como se pequenas áreas em volta das ilhas de trabalho formassem cantinhos para um bate papo rápido ou brainstormI: alguns com mesas, outros com sofás, iluminação, ou vedação acústica para conversas no celular, mas principalmente: todos com privacidade visual auxiliando no foco para desenvolvimento do que quer que fosse.
​

Dois nichos humanos: um simples e outro para ligações telefônicas com conforto acústico.
​
O setor operacional é o espaço que mais necessita o desenvolvimento criativo, todo e qualquer projeto deve ter todo o conforto necessário para que novas ideias sejam propostas, conversas entre vários programadores à fim de resolver problemas processuais e o livre intercâmbio de soluções entre cada funcionário.
​
Criamos uma mesa grande longitudinal onde poderíamos ter o máximo de contato visual e integração de todos, colocamos duas paredes com pinturas pretas e funcionam como um quadro negro onde podem ser feitos gráficos, anotações e listas de tarefas e o maior nicho humano de todos oferecendo mais dois espaços para conversas informais.
​



Nicho humanos do setor operacional
​
Tratando-se de uma empresa que trabalha com indústrias decidimos tirar partido do estilo industrial em que materiais rústicos, crus e expressivos são combinados de maneira que mostram toda sua personalidade compondo um lugar que remete à uma estética ligada à praticidade e sua função, também à matéria prima usada na fabricação de diferentes produtos como a madeira, o aço, concreto e vidro.
​
No auditório isso fica muito claro quando optamos pelo uso da virola, madeira compensada de baixo custo usada em prateleiras de galpões industriais de estoque e em pallets, o aço ou ferro sem adornos, e dos pendentes pendurados diretamente na laje de concreto sem revestimento de gesso no forro.
​
