top of page

Sala 322

 

Um projeto de interiores onde os moradores da casa tem este ambiente como a peça central, em que toda a família se reúne para passar o tempo juntos e com os amigos. Primeiramente o ambiente tinha um layout precário que não valorizava a vista da sacada, os móveis já eram antigos e a televisão ficava distante dos sofás.

*Imagem anterior à reforma.

A solução foi inverter o sofá dos fundos deixando-o de costas para escada criando um pequeno corredor para quem apenas quer passar, valorizar a parede dos fundos com um painel que permitiu mais conforto ao usar a TV, e mais atenção à cristaleira, que agora fica ao lado da escada.

 

Quanto à decoração:

 

A casa naturalmente é muito rica em madeira, madeira bruta, tanto nas esquadrias, quanto no piso, esse elemento não deveria ser desvalorizado e sim ressaltado. A decisão foi valorizar a cor da madeira forte e escura, mas criar um contraste forte com as paredes brancas ao redor, e ainda aos poucos somamos a cor azul dando mais energia e vida ao espaço.

A madeira aparece na maioria dos móveis e na cor do couro gasto que tomou lugar do amarelo no antigo sofá, o azul fica sutilmente nas listras do tapete, e nos azulejos portugueses fixados no tampo do baú de lenha ao lado da lareira, e o branco opaco aparece no móvel que corre ao longo da parede dos fundos e no aparador atrás do sofá menor.

Dois dos móveis mais importantes foram projetados pelo escritório, a mesa de centro e o painel que formam uma perfeita composição, ressaltando a madeira rústica e fortalecendo o forte contraste com a parede e os quadros de fotografias preto e branco.

 

Foi necessário também que os móveis comprados pré-fabricados fossem escolhidos a dedo e testados no lugar para ver se realmente compunham com o resto do ambiente, principalmente no que dizia respeito ao tom da madeira, como a poltrona e as cadeiras da mesa de jogos canto da sala.

Portfólio e currículo de Tiago Vidal de Andrade 2018

bottom of page